Regulamento das Distinções Fotográficas

 
1. A Confederação Brasileira de Fotografia - CONFOTO, com vistas a honrar personalidades com reconhecidos méritos artísticos no meio fotográfico, integrantes das associações a ela filiados, bem como a artistas nacionais ou estrangeiros que, por sua obra tenham contribuído de forma relevante ao aperfeiçoamento da fotografia, concederá os seguintes títulos relacionados a seguir:
 
ARTISTA-FOTÓGRAFO BRASILEIRO - AFB
EXCELENTE ARTISTA-FOTÓGRAFO BRASILEIRO - EAFB
HONORÁRIO ARTISTA-FOTÓGRAFO BRASILEIRO - HonAFB
 
2. Os títulos AFB e EAFB serão outorgados sucessivamente, mediante comprovação pelo interessado, de seus méritos artísticos, através de resultados por ele obtidos em Salões, Circuitos e/outros certames fotográficos, nacionais ou internacionais patrocinados pela CONFOTO ou pela FIAP. Um “Circuito” é sempre considerado como um único salão e as participações nas Bienais FIAP também são válidas para obtenções dos títulos concedidos pela CONFOTO.
 
3. O candidato ao título AFB deverá:
 
3.1. Ter participado com sucesso no mínimo com dez (10) obras diferentes, totalizando pelo menos vinte (20) admissões , em cores ou em preto e branco (ou a soma dessas categorias) em exibições patrocinadas ou reconhecidas pela CONFOTO e/ou FIAP, ou ambos, durante pelo menos três (3) anos.
 
4. O candidato ao título EAFB – Excelente Artista-Fotógrafo Brasileiro deverá:
 
4.1. Ter, além de uma técnica excepcional e de uma produção abundante, participado com sucesso em certames nacionais ou internacionais com o patrocínio da CONFOTO e ou FIAP, ou ambos, com a comprovação de pelo menos vinte (20) obras diferentes totalizando no mínimo 40 admissões nos últimos dez(10) anos.
 
4.1.1. O candidato deverá ainda ser titular AFB há mais de três (3) anos contados da respectiva emissão do Diploma.
 
5. Os fotógrafos que já possuírem as distinções FIAP poderão solicitar os títulos correspondentes mediante simples preenchimento do formulário específico para tal.
 
6. A candidatura aos títulos AFB e EAFB compreende ainda:
 
6.1. Um “dossier” completo com base nos formulários apropriados estabelecidos pela CONFOTO que deverá ser encaminhado pelo fotoclube do candidato. Não serão consideradas solicitações feitas por postulantes não filiados à Confederação Brasileira de Fotografia.
 
6.2. Juntamente com os formulários, o envio de no mínimo cinco (5) ou um máximo de dez(10) obras fotográficas do candidato, que tiveram aceitações nos Salões, cujo portfólio não será devolvido e será integrado aos arquivos fotográficos da CONFOTO. As fotos impressas deverão ter o tamanho entre 25 cm x 38 cm a 30 cm x 40 cm.
 
7. A Diretoria da CONFOTO decidirá a concessão dos títulos, e seu resultado será soberano, não sendo admitidas interposições de recursos.
 
8. Os possuidores dos títulos honoríficos da CONFOTO poderão usar as siglas AFB e/ ou EAFB, seguidas ao seu nome, após as distinções conferidas pela FIAP (se as tiver).
 
8.1. A outorga de um título AFB e/ ou EAFB implica na obrigação moral de seu detentor de concorrer em salões ou demais certames com obras de alto valor artístico, assim como atender às solicitações da CONFOTO para formar representações quando necessárias.
 
9. Ao solicitar a outorga de um título, o postulante, através da secretaria de seu fotoclube, deverá comprovar o pagamento de uma taxa de expediente fixada anualmente pela Diretoria. Sem o cumprimento deste dispositivo a concessão do título e a divulgação dele não serão apreciadas, nem a diplomação do postulante.
 
10. Excepcionalmente, a Diretoria da CONFOTO, por votação unânime, poderá conceder o título de HonAFB (Honorário Artista-Fotógrafo Brasileiro) conforme consta no artigo 1 deste Regulamento.
 
11. O candidato ao qual se concede um título AFB, EAFB e/ou HonAFB receberá um Diploma e uma insígnia esmaltada que lhe serão entregues em solenidade promovida ou devidamente autorizada pela CONFOTO.
 
12. A CONFOTO organizará o Quadro Honorífico da Fotografia Brasileira contendo os nomes dos portadores dos títulos, sigla e ano de concessão, divulgando-os no site da CONFOTO.
 
Este Regulamento foi aprovado na Reunião Extraordinária da Diretoria da Confederação Brasileira de Fotografia, em sessão realizada em 06 de outubro de 2005, em sua sede, São Paulo, Estado de São Paulo e substitui, para todos os efeitos, as Normas para a Concessão de Títulos de Mérito Artístico anteriormente instituídas pela CONFOTO.
 
 
Abaixo segue os links dos formulários:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Copyright