Livro : Água - Valdemir Cunha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Valdemir Cunha lança o livro Água

 

Novo trabalho do fotógrafo Valdemir Cunha comemora 25 anos de carreira.

 

Valdemir Cunha, um dos principais fotógrafos documentaristas de meio ambiente e natureza do Brasil, viajou por todo o país nos últimos cinco anos registrando como o brasileiro lida com a água em seu cotidiano. As imagens produzidas por ele em suas andanças pelos rincões do Brasil e por grandes capitais, fazem parte do livro Água, que está sendo lançado em novembro com o patrocínio da LANXESS, empresa líder em especialidades químicas. Em São Paulo, o lançamento será no dia 7 de novembro na Galeria Porão com a Exposição Fotográfica Água – que ficará em cartaz até 31 de dezembro (Rua Aspicuelta, 145 – Vila Madalena).

 

 

 

Mais uma vez Valdemir Cunha opta por fazer um livro referência a respeito do tema e não apenas um livro de fotografia com belas imagens. A obra é um alerta para a necessidade do uso consciente dos recursos hídricos e para a urgência de cuidarmos de nossas bacias hidrográficas. Água é dividido em dois capítulos, a primeira, com texto consistente do jornalista Xavier Bartaburu, traça o panorama atual da  situação da água no Brasil situando-o também no contexto mundial e histórico. A segunda apresenta um vasto ensaio fotográfico produzido por Valdemir Cunha ao longo dos últimos cinco anos.

 

 

 

            No Brasil fluem 55 mil quilômetros de rios navegáveis, cerca de 23 mil lagos, lagoas, açudes e represas, além de mais de 100 trilhões de metros cúbicos armazenados no subsolo. Isso tudo, reunido em nosso território, compõe 12% do total de água doce disponível no mundo – para apenas 3% da população global. No livro Água veremos que essa suposta abundância é uma ilusão, no sentido em que a água não chega da mesma maneira a todos os brasileiros, mas é fato inegável que, do ponto de vista do recurso, somos uma das grandes potências hídricas mundiais. O Brasil está para a água como a Arábia Saudita está para o petróleo.

 

 

 

O projeto Água também inclui uma série de cinco oficinas de fotografia que serão realizadas em quatro Estados e atenderão cerca de 300 crianças e jovens, entre 10 e 16 anos de baixa renda – também com o apoio da LANXESS. Nessas oficinas, Valdemir utilizará a temática da água como foco principal das aulas. Todos os participantes vão ganhar uma versão do livro adaptada especialmente para eles, com imagens coloridas e diferentes das que foram escolhidas para compor o livro. Já as escolas públicas e instutições onde irão acontecer as oficinas ganharão uma cota de livros para serem disponibilizados em suas bibliotecas e utilizados pelos professores no dia a dia do trabalho com os alunos.

 

 

Sobre Valdemir Cunha

 

Começou na fotografia em 1986 e especializou-se em fotografia de meio ambiente/natureza e viagens. Trabalhou durante seis anos na Editora Abril, como editor de fotografia das revistas Caminhos da Terra e Viagem & Turismo. De 2001 a 2009 foi editor executivo na Editora Peixes e coordenou o departamento de fotografia da
empresa, além de ter acumulado o cargo de editor executivo da revista Caminhos da Terra. Em 2006, começou a produzir livros para editoras parceiras e, em 2011, lançou o primeiro título com o selo da Editora Origem, empresa que fundou com o objetivo de viabilizar projetos ligados ao Brasil. Água, com patrocínio da LANXESS - Energizing Chemistry, é o oitavo livro com o sela da Origem e o 20º de sua carreira.

 

 

 

Sobre a LANXESS:

 

A LANXESS (www.lanxess.com.br) é líder em especialidades químicas, com volume de vendas de 8 bilhões de euros em 2014. Atualmente conta com cerca de 16.600 funcionários, distribuídos em 29 países. A companhia está presente em 52 unidades de produção ao redor do mundo. O core business da LANXESS é o desenvolvimento, produção e venda de especialidades químicas, plásticos, borracha e intermediários.     

 

No Brasil, a LANXESS está representada por meio de suas 10 unidades de negócio, possui aproximadamente 1.000 funcionários, cinco unidades produtivas, laboratórios e escritórios, distribuídos pelas cidades de São Paulo e Porto Feliz (SP), São Leopoldo e Triunfo (RS), Duque de Caxias (RJ) e Cabo de Santo Agostinho (PE).

 

A LANXESS é uma companhia membro do Dow Jones Sustainability Index (DJSI World e DJSI Europe) e FTSE4Good.

 

 

 

LANXESS nas redes sociais:

 

http://www.facebook.com/LANXESS

 

https://www.facebook.com/concursocicloverde
www.youtube.com/LANXESSTV

 

 

 

FICHA TÉCNICA

 

Livro: Água

 

Autor:  Valdemir Cunha

 

Editora: Origem

 

Número de páginas: 254

 

Patrocinador: LANXESS - Energizing Chemistry

 

Onde encontrar: à venda em livrarias das principais capitais do Brasil

 

Preço sugerido: R$ 98,00

 

 

 

 SERVIÇO – Lançamentos

 

 

 

Lançamento em São Paulo com Exposição Fotográfica Água

 

Local: Galeria Porão

 

Endereço: Rua Aspicuelta, 145 – Vila Madalena

 

Data: 7 de novembro (até final de dezembro)

 

Horário: das 15 às 19 horas

 

Entrada franca

 

 

 

Lançamento em Belo Horizonte

 

Local: Livraria Quixote

 

Endereço: Rua Fernandes Tourinho, 274 - Savassi

 

Data: 27 de outubro

 

Horário: das 18 às 21 horas

 

Entrada franca

 

 

 

Lançamento em Curitiba

 

Local: Livraria da Vila do Shopping Pátio Batel

 

Endereço: Av. Batel, 1868 - loja 314 / L3 – Batel

 

Data: 28 de novembro

 

Horário: das 15 às 19 horas

 

Entrada franca

 

 

 

Mais informações sobre a Editora Origem nos sites: 

 

www.valdemircunha.com.br  e/ou  www.editoraorigem.com.br

 

 

 

Informações à imprensa

 

O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.   -  fones: (11) 99440-7932 ou 3645-0301 

 

Copyright