Marly Porto lança o livro
Eduardo Salvatore e seu papel como articulador do fotoclubismo paulista
Catálogo / Livro - FOTO CINE CLUBE BANDEIRANTE: DO ARQUIVO À REDE (20.03.2016)
Valdemir Cunha lança o livro Água
Novo trabalho do fotógrafo Valdemir Cunha comemora 25 anos de carreira.
Valdemir Cunha, um dos principais fotógrafos documentaristas de meio ambiente e natureza do Brasil, viajou por todo o país nos últimos cinco anos registrando como o brasileiro lida com a água em seu cotidiano. As imagens produzidas por ele em suas andanças pelos rincões do Brasil e por grandes capitais, fazem parte do livro Água, que está sendo lançado em novembro com o patrocínio da LANXESS, empresa líder em especialidades químicas. Em São Paulo, o lançamento será no dia 7 de novembro na Galeria Porão com a Exposição Fotográfica Água – que ficará em cartaz até 31 de dezembro (Rua Aspicuelta, 145 – Vila Madalena).
A produção dos fotógrafos que integraram o Foto Cine Clube Bandeirante, um dos mais antigos em atividade no país, já foi objeto de estudo de pesquisadores e historiadores, mas nunca antes alguém havia tomado a iniciativa de resgatar a história do mais importante e influente fotoclube brasileiro em livro. E, menos ainda, transformado 70 anos de trajetória em livro.
Foi esta a missão de Raul Feitosa, um verdadeiro ativista do período mais recente do Bandeirante, em Bandeirante - 70 anos de história na fotografia, que acaba de entrar para o cast da Editora Photos.
O Bandeirante revolucionou a fotografia brasileira e quebrou padrões da época, pondera Nildo Teixeira, jornalista e historiador que assinou o Prefácio do livro.
Para compor a obra, Feitosa mergulhou de cabeça na documentação do Bandeirante realizando pesquisas detalhadas nos famosos boletins informativos, nas atas e, também, em tudo que foi publicado a respeito do fotoclube e até na produção dos fotógrafos que dele fizeram parte. Por conta de tudo isso, o autor construiu um material rico em detalhes que oferece ao leitor, de maneira inédita, a dimensão do envolvimento dos associados para transformar o Bandeirante no que é hoje - uma referência única na história da fotografia brasileira.