Grupo Amigos da Fotografia

Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

Endereço: Rua Prof. José Coelho Gomes Ribeiro, 286 - Jd. Novo Mundo 

cep: 14092-220 - Ribeirão Preto - SP

Tel.: 0xx16 3624-2044


e-mail:   O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


 

Logo Bienal Confoto

 

Clique aqui e veja mais informações sobre a Bienal 2016 


 

HISTÓRIA

[ Fundado em 20 de maio de 2000 ]

Aos 7 de maio de 2000, um grupo de fotógrafos ribeirão-pretanos trocaram as primeiras idéias para formarem um grupo de união em torno da arte fotográfica. Uma reunião foi marcada para 25 de maio de 2000, quando surgiu a ata de assembléia para fundação da sociedade "GRUPO AMIGOS DA FOTOGRAFIA DE RIBEIRÃO PRETO". Estávamos em uma sala cedida pela Casa da Cultura e as seguintes pessoas: Sérvulo Affonso de Souza Neto, Luiz Fernando Maistrello Gaya, Helci Ferreira Gilaverde, Elza Abreu Rossato, João Henrique Rossato, Carlos Eduardo Mioto Pigari, Elson Apolinário de Alencar, Ricardo Azevedo de Abreu, o grupo, ora membros fundadores, fotógrafos profissionais e amadores, decidiram os seguintes itens:

Desenvolvimento intelectual no campo da fotografia, seu significado histórico e sua importância no mundo atual;

A aglutinação de interesses na arte fotográfica, sobretudo as técnicas nas suas mais variadas formas;

Divulgação do Grupo através da participação de seus membros em todo e qualquer concurso de fotografia, quer no âmbito nacional ou internacional;

Análise e discussão dos trabalhos apresentados em concursos internos e exposições, sempre sob o prisma do incentivo e da crítica construtiva;

Trabalho em equipe;

Promover cursos e workshoppings aos seus associados e demais interessados no aprendizado da fotografia;

Dentre os eventos mais importantes do grupo, destacamos o 1º lugar na Bienal Cor de São Paulo em 2003, promovido pelo Foto Clube Bandeirantes, de São Paulo. 

DIRETORIA 

Diretoria do ano de 2016 a 2018 


Presidente -  Elza Rossato 
Diretor Financeiro - Fernando Gaya 
Diretora de Fotografia - Maria Jose Santana
Assessor de Imprensa - AC Tórtoro
Diretora Social -  Lu de Gobbi 
Diretora de Produção - Rita Galati 
Diretor de Patrimônio - Carlos Lagamba 
Diretora de Projetos Culturais - Maria Freitas


NOTÍCIAS 

27/02/2012

João Rossato, presidente do Grupo Amigos da Fotografia (GAF) de Ribeirão Preto, faleceu no dia 19 de fevereiro, em pleno domingo de carnaval, aos 64 anos de idade.

>> Leia, em pdf, a cobertura completa publicada no Jornal Enfim de Ribeirão Preto


22/10/2011

JOÃO ROSSATO: HERÓI DO FOGO E DA FOTO

O 1º. Sargento do Corpo de Bombeiros e fotógrafo, João Rossato , recebeu, das mãos do Coronel Barbosa, no dia 21 de outubro de 2011 o diploma de Honra ao Mérito por relevantes serviços prestados . 
Na oportunidade também foram homenageados os Tenentes Viana, Carlos e Wilson.
Em 1997, João Rossato passou merecidamente para a inatividade , com 30 anos de serviços de fotografia e filmagem prestados à corporação. 
Desde então, sempre que possível, nas ocorrências que envolvem a corporação, João tem acompanhado seus amigos Bombeiros, obtendo assim um arquivo de fotografias inéditas. 
Em 1998, na Secretaria Municipal da Cultura , Rossato fez uma exposição fotográfica, " Heróis do Fogo ", sobre os 30 anos em que fotografou atividades dos seus colegas do Corpo de Bombeiros. 
Agora, uma nova exposição com o titulo " Heróis do Fogo II " será feita em homenagem aos 100 anos dos Bombeiros , com fotos do arquivo desse herói do fogo e da fotografia, acompanhadas por versos do poeta Antonio Carlos Tórtoro, ex-presidente da Academia Ribeirãopretana de Letras e Diretor para projetos Culturais do Grupo Amigos da Fotografia.


AC Tórtoro
Assessoria de Imprensa do GAF

----------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Copyright