Home
 
 
 

XIV Bienal Nacional de Arte Fotográfica - Cor 2005
  V e j a    o    R e s u l t a d o :
   
Pontuação por Autor - PAPEL
   
Pontuação por Autor - SLIDE
   
Pontuação por Clubes - PAPEL
   
Pontuação por Clubes - SLIDE
   
Pontuação Total por Clubes
 
 

No dia 07 de maio, foi aberta ao público, na Casa da Cultura de Ribeirão Preto – SP., a XIV Bienal Nacional de Arte Fotográfica, da Confederação Brasileira de Fotografia e Cinema, agora denominada, Confederação Brasileira de Fotografia www.confoto.art.br

 
 
Da esquerda para direita os membros da Confederação Brasileira de Fotografia José Luiz Pedro, Diretor de Relações Públicas; Ourivaldo Barbosa , Diretor Administrativo; Ernesto Tarnoczy Jr., Presidente. João Rossato, Presidente do Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto; Francisco Amendola , um dos homenageados, na Bienal, como Ícone da Fotografia de Ribeirão Preto; Vicente Seixas, Secretário de Cultura de Ribeirão Preto e Antônio Carlos Tórtoro, Presidente da Academia Ribeirãopretana de Letras. À direita vista geral do evento.
 
 
O evento, supervisionado pela Confederação Brasileira de Fotografia, foi magistralmente organizado pelo Grupo Amigos da Fotografia, de Ribeirão Preto (SP) que contou com o apoio da Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto.
 
A participação de 198 fotógrafos, com um total de 421 fotografias, das quais 183 slides e 238 fotos em papel e a presença de 20 fotoclubes filiados à Confederação Brasileira de Fotografia, representa um recorde absoluto na história de nossas Bienais.
 
As fotografias e os slides foram avaliados pelo júri formado por Nair Benedicto, Juca Martins, Juan Esteves, Clicio Barroso, Ricardo Mendes e Sérgio Branco, todos intimamente ligados à fotografia nacional e internacional.
 
Dentre as fotografias apresentadas nesta XIV Bienal Nacional foram escolhidas as 10 obras que vão integrar a coleção brasileira que participará da 22 nd Colour Print Biennial FIAP, a ser realizada em Andorra, em setembro de 2005.
 
É a primeira vez que fotos da representação brasileira são selecionadas com observância ao critério de “coerência”, adotado pela Fédération Internationale de l’Art Photographique no julgamento de suas Bienais Internacionais.
 
O grande mérito dessa Bienal foi, não só, ter reativado a participação de clubes filiados tradicionais que estavam desmotivados, como também, ter incentivado o ingresso de outros novos, recentemente criados, que estrearam com absoluto sucesso, como foi o caso do Salvador Foto Clube e do Clube Atibaiense de Fotografia.
 
A Confederação Brasileira de Fotografia finalmente começa a se atualizar para poder trilhar os mesmos caminhos da modernidade, seguidos pelo fotoclubismo internacional.
 
Bento P. Bueno, diretor de fotografia da C.B.F., assemelhou “a Confederação Brasileira de Fotografia, está com uma lente nova. Agora poderemos alternar o uso de nossa antiga lente macro com uma nova e moderna grande angular. Vamos ficar de olho em tudo o que acontece com o fotoclubismo em nossa volta.”
 
A entrega dos prêmios constituiu uma festa de verdadeira confraternização entre os participantes do fotoclubismo brasileiro.
 
 
João Rossato, Presidente do Grupo Amigos da Fotografia, discursando ao lado de sua esposa Elza Rossato e à direita a Mestre de Cerimônia Erica Amendola entregando medalha de Ícone da Fotografia para o filho de Sebastião Leme.
 

 
Erica Amendola e Sidney Saut do Fotoclube de Santa Catarina. À direita Ernesto Tarnoczy Jr. entregando a medalha de 4º Lugar Individual Slide para Paulo A. Jolkesky do Grupo Luminous de Fotografia.
 
 
Ernesto Tarnoczy Jr. recebendo, a medalha pelo 4º Lugar Individual Papel, de Bento Bueno. À direita Ourivaldo Barbosa, entregando medalha de 2º Lugar Individual Papel para Ederaldo Veronese do Cine Foto Clube de Ribeirão Preto.
     
 
Waldemar Fantini entregando medalha para Sidney Saut. À direita Ourivaldo Barbosa recebendo medalha de José Luiz Pedro.
     
 
Roberto Farias, Presidente do Salvador Fotoclube, recebendo o Troféu pelo 1º Lugar por Clube Papel. À direita Bento Bueno, Grupo Luminous de Fotografia, recebendo medalha pelo 2º Lugar Individual Slide de João Rossato.
 
 
Sidney Saut entregando, medalha de Menção Honrosa Slide, para PC Falseti do Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto. À direita Sidney Saut, Foto Clube de Santa Catarina, recebendo de Ourivaldo Barbosa medalha de Menção Honrosa.
     
 
Antonio Machado, Presidente da Sociedade Fluminense de Fotografia, entregando para Ourivaldo Barbosa, Presidente do Grupo Luminous de Fotografia, o Troféu de 1º Lugar Clube Slide. À direita Fernando Gaya, Diretor Jurídico do Grupo Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto, e Ernesto Tarnoczy Jr. entregando para Ourivaldo Barbosa o Troféu pelo 1º Lugar Geral Clubes.
 
 
Vicente Seixas, Secretário de Cultura de Ribeirão Preto, Ourivaldo Barbosa, Bento Bueno e Francisco Amendola comemoram o 1º lugar do Grupo Luminous de Fotografia. À direita Vicente Seixas, Secretário de Cultura de Ribeirão Preto.
 
 
     

 

 
   
 
Copyright CONFOTO © 2005 - Todos os direitos reservados.