Foto Clube Cambuí

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

Sede: Cambuí – MG

Data da fundação: 01/dezembro/2012

 

DIRETORIA

Carlos Alberto Evangelista da Silva – Presidente 
e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Everton Aparecido de Melo – Diretor de Fotografia 
e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Maria Gorete Marques – Diretora de Comunicação  
e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Willian Douglas Pereira – Diretor Tesoureiro  
e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Nikoly Adriana da S. Rodrigues – Diretora Social 
e-mail: Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

 

Objetivos e Finalidades do Foto Clube Cambuí

Fundado em 01 de Dezembro de 2012, o Foto Clube Cambuí é um movimento que busca a valorização e capacitação dos profissionais da área a partir da união dos mesmos, bem como incentivar as pessoas que gostam da arte de fotografar, oferecendo oportunidades para que possam aprender e se aperfeiçoar em técnicas de fotografia. O principal objetivo de Foto Clube Cambuí é oferecer suporte aos fotógrafos para que desenvolvam seu trabalho, e fornecer uma base sólida para aqueles que estão iniciando. Os interesses individuais devem ser deixados de lado em prol da coletividade. A diretoria, os associados e os membros fundadores devem trabalhar em conjunto para possibilitar que todos tenham acesso ao conhecimento e oportunidade para expor seu trabalho.

O Foto Clube Cambuí tem o intuito de organizar cursos de capacitação, passeios fotográficos e qualquer tipo de evento que colabore para o desenvolvimento intelectual e técnico dos membros. É importante ressaltar que a principal meta do Foto Clube Cambuí não é promover os associados ou diretoria, mas possibilitar o desenvolvimento artístico, intelectual dos participantes e facilitar a divulgação do trabalho dos mesmos por meio de exposições ou de qualquer outra forma que seja viável para o grupo.

Qualquer pessoa pode se associar ao Foto Clube Cambuí, pois este é uma sociedade civil de direito privado, sem fins lucrativos, sem vínculos político-partidários e sem preconceito de cor, raça, credo, religião ou status social.

História e as belezas turísticas da cidade

 Cambuí teve origem no deslocamento dos Bandeirantes que, partindo de Itapira (SP), vinham para Minas Gerais à procura de ouro e pedras preciosas. Essa mesma rota continuou sendo a preferida pelos viajantes em demanda das cidades, vilas e arraiais já formados às margens dos rios Sapucaí e Verde. Dos que passavam, alguns permaneciam na região e nela se fixavam, tratando da lavoura e da criação de gado. Por este motivo, pequenos arraiais e vilas se formaram e Cambuí surgiu em um desses povoados. Sob a liderança dos Capitães Francisco Soares de Figueiredo e Joaquim José de Morais, ricos proprietários de terras da região, vindos de Campanha, iniciou um movimento do qual resultou a construção de uma capela, consagrada a Nossa Senhora do Carmo. E os habitantes construíram em 1813 uma capela consagrando a Nossa Senhora do Monte do Carmo. Esta parada recebeu o nome "Camboi", onde hoje se situa o bairro do Cambuí Velho, localizado meia légua à esquerda da estrada que ligava a região à cidade de Pouso Alegre.

Posteriormente, em 1834, verificada a inconveniência da localização do arraial de "Camboi", uma nova capela foi construída, distante três quilômetros da primeira, em um local plano e mais espaçoso chamado Campo Largo formou-se o novo arraial, que é hoje sede do município, nas terras dos Capitães acima mencionados. Neste local também teve origem a praça principal do novo "Camboi". E naquele mesmo ano todos os moradores transferiram-se para o novo arraial dando origem à cidade de Cambuí. A povoação de Nossa Senhora do Carmo de Cambuí foi elevada a distrito em 1850 e tornou-se vila em 1889, quando passou a ser apenas Cambuí.

Origem do Nome - o topônimo CAMBUÍ é de origem Tupi-Guarani, e significa "água leitosa ou rio do leite" provavelmente de "CAMBY" = leite e "Y"=água, rio. "Outros historiadores afirmam que CAMBUÍ é proveniente de "CAÁ-MBOY" que quer dizer "a planta" ou folha que se desprende", nascidas de uma vegetação muito abundante da região denominada "Pau Cambuí".
Há 114 anos Cambuí coleciona histórias de heróis, artistas, políticos de destaque e também momentos importantes na história da comunidade.

LOCALIZAÇÃO

Cambuí está localizada às margens da Rodovia Fernão Dias, no extremo sul de Minas Gerais (paralelo 22°36'40", latitude sul e meridiano 46°03'27", longitude oeste), distando de São Paulo 150 Km. e de Belo Horizonte 421 Km. Com clima temperado, conta com a temperatura média de 21º.

Localizada na Serra da Mantiqueira Cambuí apresenta enorme potencial voltado ao turismo ecológico. Na região há cerca de 20 quedas de água e mais de 400 km de trilhas, o que possibilita um forte destino para o escoamento do turismo do pólo turístico de Monte Verde, situado a 40 km.

Entre suas principais atrações naturais encontram-se a pedra da Onça, ponto culminante da serra da Mata, com quase dois mil metros acima do nível do mar e uma bela vista da região, a cachoeira dos Fonseca, da Meia Légua e a cachoeira da Usina, com várias quedas formando piscinas naturais numa região coberta por matas com orquídeas e bromélias, parte do complexo da mata Atlântica, e outros pontos de visitação, destacando-se a Pedra de São Domingos pertencente ao município visinho "Córrego do Bom Jesus" com 2.100 metros de altitude, de onde se avista o Vale do Paraíba e boa parte do Sul de Minas. O carnaval é um dos mais animados da região e vários outros Eventos Esportivos já se tornaram tradicionais, atraindo milhares de simpatizantes a cada evento.

Banner