Foto Clube do Paraná

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail

Sede: Curitiba/PR
 
História 
 
Fundado em 24 de agosto de 1938
 
“Aos vinte e quatro dias do mês de agosto do ano de mil novecentos e trinta e oito, nesta cidade de Curitiba, as vinte horas e trinta minutos, compareceram na Rua 15 de Novembro, número 49/1º, os senhores Ely Azambuja Germano, Carlos Zchmpfennig, Lothar Witt, Affonso A. Wischral, Juviniano Ribas de Almeida e Paulo Soleide, com o fim de fundarem uma sociedade de foto amadores.
........
Expostos os motivos da reunião, ficou deliberado por unanimidade que a sociedade que ora se funda, se denominasse Sociedade Paranaense de Foto Amadores.”

Este é o preâmbulo da ata de fundação da sociedade fotográfica mais antiga do Brasil. Aqui em Curitiba, nos idos da década de 30, um grupo de artistas fotográficos, pioneiros no senso de agremiação e divulgação da mídia por imagens que já vinha caminhando a passos largos em direção à libertação tecnológica, decidiu levar avante o idealismo do esporte da luz. Na Curitiba daquela época, já culta e européia em suas tradições, o evento teve ampla aceitação, juntando-se às fileiras dos pioneiros vários elementos do mais alto valor, contribuindo assim para o rápido desenvolvimento da entidade recém fundada. Ainda no dia da solenidade de fundação, estiveram presentes Domingos Foggiatto, Frederico Kirchgassner, Orlando José de Lima, Dr. Orestes Bergamaschi, Dr. James Walter Lowry, Eduardo Muller Jr., Ricardo Besco Filho, Rodolpho Stamm, Carlos Lambach, Manoel Franco Teigão, Cláudio Franco de Macedo, Álvaro F. Almeida, José Zagonel Passos, Oscar Witt e Affonso Henrique Cardoso. A primeira diretoria, constituída também nesse dia ficou assim composta: Presidente: Ely Azambuja Germano, e Secretário: Paulo Soleide. Ficou também constituída a comissão que se encarregaria da elaboração dos estatutos sociais, pelos sócios Lothar Witt, Affonso A. Wischral, Juviniano Ribas de Almeida, Carlos Zchmpfennig e Domingos Foggiatto. No fichário que se inaugurou, constou como sócio nº 1 o Sr. Affonso Wischral. Conta-se que foi oferecido o honroso nº 1 ao primeiro presidente e grande idealizador do clube, Ely Azambuja Germano, o qual, dentro do espírito democrático, declinou da oferta e sugeriu o sorteio entre os presentes, cabendo a si, nesta condição o nº 2, que orgulhosamente aceitou. 

 
Diretoria
 

Josely Mendes

Presidente

NomeFunçãoe-mail

Josely Mendes

Presidente

José Paulo FagnaniVice-Presidente Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Silton da Costa

Tesoureiro

 
 
Foto dos membros do Foto Clube do Paraná  
 
Josely Mendes, José Paulo Fagnani, Mansueto Linhares, Silton da Costa, Hudson G. Santos, Sidney Schmeiske Mendes, Hilário Wiederkehr, Manoel Elizio Linhares (Tico da TICCOLOR), Cláudio de Andrade, Francisco Kuoda, Renato Serafim Galice, Rui, Renato Pineda Sartori, Carlos Ravazzani, Geanir de Mello Cavalheiro e José Siderley. 
 
 
Notícias:
 
Entrevista do Diretor do Foto Clube do Parana, Sr. José Paulo Fagnani,  no programa Arte de Fazer Amigos,  com Alexandre Rodrigues.

 
 


 


Banner