Núcleo de Fotografia de Campinas – NUFCA

 



Sede:
Rua Regente Feijó, 859 – Centro – CAMPINAS - SP

Grupo:  Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
 
  
 
 
................................................................................................................................................................................
 
História 
 
[ Fundado em 03 de julho de 1996 ]
 
Durante o VIII Encontro Nacional de Fotografia, realizado em Campinas no ano de 1989, fotógrafos participantes do encontro, propuseram a formação de um grupo de estudos em linguagem e produção fotográfica. Seguiram várias reuniões buscando estruturar a proposta nos termos de um núcleo de estudos. Mais de vinte fotógrafos reuniram-se em torno deste projeto e formularam um Regimento Interno, estabelecendo o “Núcleo de Estudos em Fotografia de Campinas”.
O objetivo principal deste Núcleo é reunir fotógrafos interessados na troca de experiências e na discussão das diferentes faces da produção fotográfica (linguagem, estética e técnica). Vislumbra também a perspectiva de produzir trabalhos em conjunto e organização de eventos que divulguem a atividade fotográfica do grupo, ou mesmo externa a ela. Neste sentido, o Núcleo apresenta-se como um grupo aberto tanto à participação de qualquer fotógrafo interessado como à promoção de eventos que digam respeito ao universo da produção fotográfica.
Essa postura do Núcleo de manter uma via dupla de acesso à comunidade cultural como um todo, em direção ao grupo ou partindo dele, indica dois objetivos mais genéricos. Primeiramente dotar o grupo de uma agilidade crítica, reunindo num mesmo espaço indivíduos com experiências profissionais e estéticas distintas, mas que se voltam para a pesquisa da produção fotográfica como meio de enriquecimento de seu trabalho. E, em segundo lugar, não fazer do Núcleo um elemento centralizador ou único responsável pela divulgação da atividade fotográfica na cidade – outras instituições estão mais devidamente estruturadas para exercer as funções de órgãos promotores -, mas procurar enriquecer a produção já existente, seja permitindo novos trabalhos ou potencializando os que circulam então na comunidade.
Nossa proposta reveste-se de importância na medida em que a atividade fotográfica na cidade é desenvolvida isoladamente, de modo que as condições de seu exercício e aprendizagem são ainda muito dificultosas, assim como não se tem uma visão clara do desenvolvimento desta produção. Além disso, a carência de bibliografia especializada e custo altíssimo do pouco que existe nos faz pensar na possibilidade de buscar o seu acesso através do grupo.
Aglutinar os fotógrafos de Campinas por meio do Núcleo pode ser o embrião de um produtor de bons trabalhos, tão necessário ao enriquecimento cultural de nossa região.
Essa proposta necessita de muito pouco. Gostaríamos de solicitar o apoio institucional da Secretaria Municipal de Cultura de Campinas, através do Museu de Imagem e do Som (MIS) no que se refere à cessão de um espaço para reuniões, na divulgação do Núcleo, na convocação das reuniões e no que mais for possível em termos de infra-estrutura para podermos levar adiante esse projeto.   

A partir da primeira exposição, em 1992, o grupo começou a ser chamado de NUFCA - Núcleo de Fotografia de Campinas

Principais atividades organizadas pelo NÚCLEO DE FOTOGRAFIA DE CAMPINAS

EXPOSIÇÕES

11a exposição coletiva TEMPO, do NUFCA, realizada no Espaço Cultural Fran's Café Cambuí em Campinas, de 12 de janeiro a 09 de fevereiro de 2004.
11a exposição coletiva TEMPO, do NUFCA, realizada no SENAC-Campinas, de 05 de novembro a 05 de dezembro de 2003.
10a exposição coletiva DEZ, do NUFCA, realizada no Centro de Convivência Cultural de Campinas de 08 de janeiro a 09 de fevereiro de 2003.
IIº Salão CROMO/NUFCA de Fotografia em P&B, de 6 de agosto a 10 de setembro de 1999, na GALERIA CROMO.
Realização do I Salão de Fotografia CROMO/NUFCA, de 28 de agosto a 16 de setembro de 1998, na GALERIA CROMO.
9a exposição coletiva "Caros Amigos", na Galeria Cromo, em 2000.
8a. exposição coletiva "SENTIDOS", de 08 de agosto a 02 de setembro de 2001, na Galeria B do  Centro de Convivência Cultural de Campinas de 12 a 26 de setembro de 2001 no SENAC-Campinas.        
7a. exposição coletiva "NOITE", de 7 a 25 de julho de 1999, na Galeria C do Centro de Convivência Cultural de Campinas. 6a. Exposição Coletiva do Núcleo de Fotografia de Campinas, com o título "O preto, o branco, as cores", nas galerias C & D do CCC de Campinas, de 10 a 28 de setembro de 1997. Esta exposição contou com a participação de vários fotógrafos convidados, além dos participantes do Núcleo, totalizando 30 expositores. Alguns deles são: Zezé Oliveira, Walter Maluf, Silnei Martins, Renato Azevedo Silvano, Marilda Tedesco, Marcia Regina Piccin, Lúcio Camargo Filho, Lygia Nery, Isabel Pagano, Celso Palermo, Carolina Engler e Antônio Carlos Cândido.
6a. exposição coletiva "O preto, o branco, as cores", nas galerias C e D do CCC de Campinas, de 10 a 28 de setembro de 1997. Esta exposição contou com a participação de  vários fotógrafos convidados, além dos participantes do NUFCA, totalizando 30 expositores. Alguns deles são: Zezé Oliveira, Walter Maluf, Silnei Martins, Renato Azevedo Silvano, Marilda Tedesco, Marcia, Regina Piccin, Lúcio Camargo Filho, Lygia Nery,  Isabel Pagano, Celso Palermo, Carolina Engler e Antônio Carlos Cândido.
5a. Exposição coletiva do Núcleo de Fotografia de Campinas, com o tema "Terra", realizada nas galerias A e B do CCC de Campinas, em novembro de 1996 ( edital de agendamento de 1996 ) e reeditada em agosto de 1997 na Biblioteca Comunitária da Universidade Federal de São Carlos.
1a Semana de Fotografia de Campinas, de 17 a 29 de setembro de 1996
Exposição coletiva "Feminessência", Universidade Federal de São Carlos, de 9 de março a 4 de abril de 1996
Exposição coletiva "Máquinas", Museu da Imagem e do Som de Campinas, de 11 de novembro a 10 de dezembro de 1995
Exposição coletiva "Feminessência", Museu da Imagem e do Som de Campinas, de 04 de setembro a 02 de outubro de 1994
Exposição coletiva "Luz e Sombra" - Museu da Imagem e do Som - MIS de Campinas, de 06 de novembro a 5 de dezembro de 1993. Bar Be Bop, Campinas, de 01 de março a 03 de abril de 1994
Exposição coletiva "NUFCA"- Galeria "D" do Centro de Convivência Cultural de Campinas - CCCC, de 28 de maio a 21 de junho de 1992

Outras atividades 
1º workshop de Moda com Rildo Cundiev, julho de 2008
Apoio à exposição do edital de agendamento de fotografia de 1997 - "DOZE" - nas galerias A, B e C do CCC de Campinas, de 12 de novembro a 7 de dezembro de 1997
Apoio à MOSTRA CAMPINAS - Exposição coletiva com 43 fotógrafos da cidade e da região, no SENAC Campinas, maio/junho de 1997
Apoio ao evento "Night Photo Bikers", com Workshop de Renata Falzoni, saída ciclística e exposição fotográfica com os participantes, no SENAC Campinas, em abril/maio de 1997
Saída fotográfica em São João da Boa Vista, em abril de 1999.
Apoio à exposição individual "Tu i Tam - Poloneses Aqui e lá ", do fotógrafo João Urban, na galeria B do CCC de Campinas, em março/abril de 1997
Apoio à exposição "As Melhores Fotos Jornalísticas de 96", realizada na Galeria do SENAC Campinas, em novembro de 1996
Semana de Filmes e Debates - Sala Gláuber Rocha - CCC de Campinas, de 28 a 30 de outubro de 1994. "A Prova"
Semana de Filmes e Debates - Sala Gláuber Rocha - CCC de Campinas, de 12 a 14 de agosto de 1994. "Janela Indiscreta"
Participação na VII Semana da Fotografia em São José dos Campos - Encontro de Núcleos - 21 a 31 de julho de 1994
Semana de Filmes e Debates - Sala Gláuber Rocha - CCC de Campinas, de 26 a 29 de maio de 1994."A Testemunha Ocular"
Semana de Filmes e Debates - Sala Gláuber Rocha - CCC de Campinas, de 14 a 17 de abril de 1994. "Blow-Up"e "Sob Fogo Cerrado"
 
 
Diretoria 
 
Presidente: Celso Palermo - Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.

Diretor de Fotografia: Rodrigo França 

Diretor Tesoureiro: Mauro Domingos 
 

Primeira Diretoria:

Presidente: Silnei Nunes Martins
Vice-Presidente: Lauro de Lino Junior
Secretário: Marilda Tedesco
Primeiro Tesoureiro: Antonio Carlos Correa Cândido
Segundo Tesoureiro: Joel Brunhara Guimarães
Diretor de Comunicações: Regina Rocha Pitta
Diretor de Marketing: José Roberto Carvalho Mercury
Diretor de Eventos: Lúcio Martins de Camargo Filho
 
 

Banner