Ibituruna Photo Clube


Sede: Governador Valadares - MG
email: wagnerquaresma@hotmail.com

História

Fundado em 17 de março de 2009

O Ibituruna Photo Clube foi fundado no dia 17 de março de 2009, a partir do interesse de vários amigos amantes da arte fotográfica, que sempre discutiam e revelavam a beleza que a fotografia transmite. Um dos fundadores, Marcus Moraes de Jesus fez o caminho de Santiago de Compostela - Espanha, onde registrou o trajeto com fotografias maravilhosas que acabaram se tornando uma exposição de alto nível em nossa cidade. Posteriormente ele fez uma outra belíssima exposição sobre a Ilha dos Araújos um bairro tradicional em Gov. Valadares ladeado pelo lindo Rio Doce. Um curso de fotografia pioneiro foi ofertado pela UNIVALE – Universidade Vale do Rio Doce em Gov. Valadares. Renovou-se assim o interesse rápido em fundarmos um foto clube que pudesse representar e estender a cultura em nossa comunidade. Entre os entusiastas, na fundação do Ibituruna Photo Clube, fez-se presentes: Álvaro Portugal Filho, Amauri Pires de Alvarenga, Daniel Coelho Ramos, João Carlos Muniz Martinelli, Marcus Moraes de Jesus, Marta Leite Lage de Almeida, Maurício das Chagas Teixeira, Paulo Célio de Figueiredo, Thiago Coelho Lopes Damázio e Wagner Quaresma Damázio.
O nome do nosso foto clube – Ibituruna Photo Clube, foi dado ao símbolo maior de nossa cidade o Pico do Ibituruna. A palavra Ibituruna tem origem indígena "Tupi-Guarani", e significa "Serra Negra", ou "Pedra Negra". É conhecida mundialmente como a melhor “Plataforma Mundial de Vôo Livre”, é o principal atrativo de fomento do turismo Valadarense. Com 1.123m de altitude acima do nível do mar e 990 metros em relação ao nível do Rio Doce, possui as melhores térmicas do mundo e se consagra como cenário nacional e internacional na prática do vôo livre.

Governador Valadares é um município do estado brasileiro de Minas Gerais. Sua população é de 261.981 habitantes. Fundada em 30 de janeiro de 1938.
É um pólo econômico do médio Vale do Rio Doce, exercendo significativa influência sobre o leste e nordeste de Minas Gerais e alguns municípios do estado do Espírito Santo. Situa-se na margem esquerda do Rio Doce, a 324 quilômetros de Belo Horizonte e a 410 quilômetros de Vitória. O município é servido pela ferrovia Vitória-Minas, da Companhia Vale do Rio Doce e pela rodovia Rio-Bahia (BR 116). Liga-se à capital do estado pela BR 381. É sede de uma das etapas do Campeonato Brasileiro de Vôo Livre sendo que os competidores saltam do Pico da Ibituruna, de onde se pode avistar toda a região do Vale do Rio Doce, cujo leito está aos pés do pico. Também sedia vários campeonatos de vôo livre internacionais. O pico do Ibituruna com 1.123 metros de altitude acima do nível do mar, possui as melhores térmicas do mundo e se consagra como cenário nacional e internacional na prática do vôo livre. Além do vôo livre, a área do pico é propícia para a prática de outros esportes de aventura. É uma marca registrada de Governador Valadares, sendo um dos mais lindos cartões postais. Soma-se isso a produção e o intenso comércio de pedras preciosas, tanto que ocorre no município todos os anos o "Brazil Gem Show", evento que consiste no comércio de gemas e pedras preciosas e que recebe visitantes do Brasil e de todo o mundo. Nessa mesma época é grande também, em função do evento, o fluxo de dólares no município, em razão da grande quantidade de visitantes estrangeiros. Atualmente, Governador Valadares com 60 anos de idade é um município em plena fase de crescimento e desenvolvimento industrial e é a maior cidade do Leste de Minas.

Diretoria
Wagner Quaresma Damázio
Presidente

Sócios Fundadores do Ibituruna Photo Clube

Da esquerda para a direita

Wagner Quaresma Damázio; João Carlos Muniz Martinelli; Daniel Coelho Ramos; Paulo Célio de Figueiredo (Catatau); Thiago Coelho Lopes Damázio; Marta Leite Lage de Almeida; Marcus Moraes de Jesus, Amauri Pires de Alvarenga; Álvaro Portugal; Maurício das Chagas Teixeira.

Agenda

1ª Mostra Fotográfica de Governador Valadares | Gov. Valadares/MG

Tema: Ibituruna, natureza e poesia.
Inscrições: até 6 de outubro de 2009. +info